maquinas de corte de papel higienico

Como funcionam as máquinas de corte de papel higiênico?

Primeiramente precisamos saber não é apenas uma máquina que faz toda a produção do papel higiênico. São vários equipamentos que montam uma estação de trabalho, formando assim uma grande fábrica voltada para a produção de rolos de papel.

Leia também: Para que servem as facas industriais para papel e celulose?

A MÁQUINA

Desde a sua invenção em 1958 as máquinas para cortar logs de papel, principalmente, rolos de papel, como por exemplo, papel higiênico e toalha, tiveram inúmeras melhorias através dos anos até chegar aos dias atuais. Hoje podem ser cortados transversalmente em pedaços, do tamanho que conhecemos.

Pequenos rolos de papel higiênico e toalhas são desenvolvidos a partir de rolos jumbo (geralmente com uma média de 1500 mm ou mais de diâmetro, com comprimentos proporcionais) através do uso de uma máquina rebobinadora de papel.

A máquina rebobinadora, além de rebobinar o papel em rolos de menor diâmetro, o fura transversalmente, permitindo o desprendimento dos conhecidos quadrados, no caso do papel higiênico.

O papel rebobinado para formar os rolos menores é altamente comprido, com mais de 2286 mm, para desenvolver 20 ou mais rolos do tamanho do papel higiênico. Hoje são, em média, 27 rolos por log.

A IMPORTÂNCIA DE SUA IMPLEMENTAÇÃO

Antes dessas máquinas, para desenvolver os rolos individuais de higiênico ou toalha, o log de papel era cortado com serras de fita sem dentes, chanfradas dos dois lados nos ângulos de corte e afiados por rebolos.
Essas serras de fita sofriam uma série de desvantagens, particularmente atribuídas à desaceleração do movimento da serra quando atingia o final do corte. Outro agravante é a afiação constante da fita pelos rebolos.

O movimento recíproco da serra de fita (entrando e saindo em direções opostas) exigiam que os logs fossem presos e também tendiam a distorcer os núcleos do papelão e as laterais dos rolinhos do papel, assim resultando em um rolo de corte enviesado.

Isso não apenas prejudicou a aparência do rolo, mas também, consequentemente, causou problemas sérios na embalagem , armazenamento, e principalmente na segurança dos operadores, etc.


O objetivo geral das máquinas de corte foi fornecer um novo modo de corte de logs que evita os problemas e desvantagens citados acima.

A máquina possui um disco circular montado para movimento orbital em que a pressão de corte é uniforme e desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de cortes mais suaves em alta velocidade.

Além disso, permite um mecanismo de corte que inclui um transportador de logs sincronizado, colocado de modo que o transportador opere continuamente, diferente da limitação anterior da operação inconstante do transportador no caso da serra de fita.

A HAGANE

O Grupo Hagane  está entre as principais empresas do seu segmento, destacando-se pelo trabalho rigoroso na fabricação de ferramentas para cortes e conformações sob medida para a aplicação de cada cliente, como facas, lâminas e serras, entre outras soluções que ajudam no funcionamento do trabalho de empresas no Brasil inteiro e em outros países do Mercosul.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos ou acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos produtos e serviços!

Até a próxima! 🙂

Similar Posts