como conservar discos de corte
| | | | | | | |

Como conservar discos de corte?

Investiu em discos de corte e quer saber como melhor conservar suas ferramentas ou, está pesquisando quais as vantagens em custo benefício ao investir nesse tipo de ferramenta de corte? Esse é o artigo certo para você.

Falaremos aqui tudo o que você precisa saber sobre os discos de corte e como prolongar a vida útil dos seus equipamentos, tornando assim, o seu investimento muito mais vantajoso e garantido a longo prazo com algumas dicas realmente importantes.

Ferramentas de corte são ferramentas essenciais e que, a depender de cada tipo de produção, produto e material envolvido, podem pedir especificações e soluções otimizadas. E nem sempre as ferramentas são baratas, então é importante saber a forma correta de manuseá-las e armazená-las, quando preciso, para garantir uma vida útil maior e evitar prejuízos.

Confira!

O QUE SÃO DISCOS DE CORTE E TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELES

Discos de corte são ferramentas de corte muito específicas e que foram desenvolvidas para garantir mais assertividade e qualidade na experiência de corte materiais dos mais diversos e também muito maciços e resistentes, como o metal, a cerâmica, o aço, pedras e materiais de fundição.

Eles são produzidos com abrasivos em adição a resinas específicas, telas e fibras de vidro. São equipamentos que requerem conhecimento tanto para a produção quanto para o manuseio e são ideais para o corte de materiais rígidos.

Investir em discos de corte é, com certeza, investir em uma ferramenta de qualidade, precisa e muito versátil. Porém, para garantir o seu pleno funcionamento e vida útil prolongada é preciso dispor de certas práticas, cuidados e conhecimentos.

Antes de tudo, vamos entender as vantagens que esse tipo de ferramenta oferece:

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COM DISCOS DE CORTES

Os discos de corte são ferramentas que operam de maneira bastante simplificada e podem inclusive ser compatibilizados com um sistema de automação.

Para uso dessa ferramenta de forma manual, assim por dizer, são necessários os famosos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), portanto, investir nessa ferramenta é também investir nesses equipamentos, principalmente para evitar acidentes e respeitar as normas vigentes no ambiente de trabalho na indústria.

As principais vantagens de operar com os discos de corte é que eles garantem cortes precisos sem danificar a estrutura e material a ser cortado, claro, quando é observado o tipo de material compatível e adequado para a operação que utiliza essa ferramenta.

Eles são eficientes para cortar objetos e produtos resistentes como metais, pedras, mármores e inclusive materiais de fundição.

Ou seja, os discos de corte são eficientes para a maioria dos materiais e garantem agilidade e alta produtividade. O que é sempre muito vantajoso para qualquer empresa no setor industrial ou trabalho em produção de pequena a grande escala.

E como garantir um investimento otimizado ao prolongar a vida útil dos seus discos de cortes?

COMO CONSERVAR DISCOS DE CORTES: VIDA ÚTIL PARA SEUS EQUIPAMENTOS

Quando falamos em vida útil de ferramentas e equipamentos, estamos falando no custo benefício de um investimento e na otimização do custeio de toda uma operação.

Infelizmente muitos recursos são perdidos e entram para a margem do desperdício quando práticas de manuseio e cuidados adequados são deixadas de lado, muitas vezes por negligência ou falta da informação necessária.

Para garantir que a vida útil dos discos de corte seja prolongada é importante considerar os seguintes critérios:

  • Utilização da forma correta e adequada
  • Utilização de materiais compatíveis e recomendados para o uso da ferramenta
  • Manuseio profissional e, se possível, especializado
  • Rotina ou plano de manutenção preventiva que inclua a verificação da integridade da ferramenta e limpezas periódicas

Para qualquer empresa ou profissional que utilize ferramentas e máquinas específicas é muito importante ter como cultura profissional a manutenção de ferramentas e a verificação de processos para identificar fatores de risco e evitar perdas e danos no presente e no futuro.

Quando se trata dos discos de corte, estamos falando de uma ferramenta muito vantajosa, mas que, como toda ferramenta, pede conhecimento e cuidado para o manuseio e a operação.

Isso implica na produtividade e na qualidade dos resultados, afinal, é preciso identificar de antemão quando uma peça pede para ser trocada, ou amolada e ajustada de qualquer forma.

CONFIRA PRODUTOS E SOLUÇÕES EM DISCOS DE CORTE COM O GRUPO HAGANE

Para conferir mais em produtos, soluções e consultorias especializadas para discos de corte, que tal conferir o que uma empresa referência no mercado nacional e internacional tem a dizer a respeito?

O Grupo Hagane está no mercado desde 1991 trazendo as soluções e produtos mais inovadores e otimizados do mercado. Você pode, inclusive, aproveitar para acessar o blog do site com conteúdos úteis e atualizados sobre o que há de mais novo em qualidade e serviço!

Se investiu ou pensou em investir em discos de cortesconfira!

Similar Posts