como encontrar o fornecedor ideal
| | | | | | |

Como encontrar um bom fornecedor para sua empresa?

Ter um fornecedor que trabalhe em parceria e cumpra todos os acordos feitos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, as duas partes irão trabalhar juntas e precisam uma da outra para funcionar!

Porém, escolher um bom fornecedor de indústria não é uma tarefa tão fácil assim, não é mesmo?

Neste post elaboramos um conteúdo para te ajudar a saber o que avaliar na hora de escolher uma empresa parceira. Confira! 

POR QUE É IMPORTANTE ESCOLHER BONS FORNECEDORES?

Com certeza você já sabe que o fornecedor é importante para que você obtenha os materiais necessários para que tudo funcione de forma eficiente. 

Mas, além disso, a escolha certa do fornecedor garante outros pontos muito importante na sua empresa, como: 

  • A qualidade do material; 
  • Custo; 
  • Andamento da produção.

Agora, veja algumas dicas de como encontrar o melhor fornecedor para sua empresa!

1 – ENTENDA O SEU NEGÓCIO

O primeiro passo para escolher um bom fornecedor é compreender o modelo de negócios que você quer estabelecer com ele. Por exemplo, você pode adquirir grandes quantidades de produtos todos os meses ou comprar de acordo com a sua demanda. 

Portanto, antes de começar a avaliar as opções de parceiros disponíveis no mercado, é importante que você avalie a sua empresa, o espaço que tem disponível, o caixa, as necessidades do seu consumidor e o que pode fazer para se destacar entre os concorrentes.

2 – ESTUDE AS OPÇÕES

As opções de fornecedores são inúmeras e no momento de avaliar cada um é importante prestar muita atenção nos diferentes pontos dos serviços oferecidos pelo seus potenciais parceiros.

VEJA A SEGUIR QUAIS ASPECTOS É IMPORTANTE OBSERVAR: 

QUALIDADE DOS PRODUTOS 

A qualidade dos produtos oferecidos é um fator essencial para agradar e fidelizar os clientes, além de evitar problemas futuros. Na hora de avaliar seu fornecedor você pode pedir para fazer um teste e observar todas as características do produto.

Veja se é utilizado bons materiais, máquinas ou equipamentos na hora de produzir a peça. Se é durável e adequado para os clientes ou para a sua linha de produção industrial. Outro ponto importante é verificar se está de acordo com as especificações técnicas exigidas por leis e regulamentações.

VALORES

Na hora de escolher seu fornecedor não considere apenas os que têm os menores preços. O ideal é comparar os valores para saber quais produtos tem o melhor custo-benefício e que podem ser obtidos com um valor médio de mercado.

Nesse momento você deve levar em consideração, também, impostos, custos de produção, formas de pagamento, transporte e o lucro que você deseja ter com o negócio!

SERVIÇO

Não adianta ter o produto certo com um valor acessível se ele não estiver disponível na hora que você precisa. Por isso, é muito importante prestar atenção na disponibilidade oferecida pelo seu parceiro. Busque um fornecedor que tenha condições de transformar matéria-prima em produtos na quantidade que você precisa e entregar dentro do prazo acordado.

Além disso, para contar com um bom serviço é importante que você escolha um parceiro de qualidade. Procure saber sobre a reputação da empresa no mercado, o seu histórico e se ela está em dia com as obrigações legais.

RELACIONAMENTO

Uma boa parceria começa com confiança, portanto, a negociação entre a sua empresa e o fornecedor deve ser benéfica para ambas as partes.

 É muito importante, também, que o atendimento seja ágil e flexível, afinal, imprevistos acontecem e não dá para arriscar ser deixado na mão quando mais precisa. Um bom exemplo disso é que nem sempre conseguimos prever a demanda dos clientes, que pode aumentar ou diminuir a qualquer momento. Então, manter um contrato não tão rígido, mas de acordo com a sua quantidade de vendas, é fundamental! 

ESTEJA SEMPRE DISPOSTO A MUDAR!

É claro que estabilidade é algo bom em alguns momentos, porém, será que vale a pena se manter com fornecedores que, após um tempo, começaram a atrasar, subiram custos e entregam insumos de menor qualidade só porque você já está acostumado? 

Acreditamos que não…Por isso,  esteja sempre disposto a procurar por novos fornecedores e realizar escolhas e mudanças viáveis para a sua empresa!

Viu como papel do fornecedor da indústria brasileira vai muito além de simplesmente oferecer produto?  Ao escolher um fornecedor você escolhe um parceiro no longo prazo e que pode impactar diretamente os seus negócios!


Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Continue acompanhando nosso Blog e até a próxima!


Ah! Aproveite e leia também:
 Qual a importância do serviço de afiação?

Similar Posts