usinagem saiba tudo sobre esse processo
| | | | | |

Usinagem: saiba tudo sobre esse processo!

A usinagem é um processo mecânico de desgaste, que tem a função de dar forma e acabamento a matéria matéria bruta (ou matéria-prima), seja ela metálica ou não.

Ela é uma possibilidade de processo de produção, como a moldagem e a fundição e é bastante presente em indústrias de todos os segmentos, principalmente o de metal/mecânica. 

No texto de hoje iremos mostrar tudo o que você precisa saber para entender os processos de usinagem. Boa leitura!

Leia também: Metal duro: um dos materiais mais resistentes ao desgaste.

HISTÓRIA DA USINAGEM

Antes de explicar melhor o que é a usinagem, é importante entender a origem e a evolução desse processo, desde a época que o trabalho era todo feito manualmente, até os dias de hoje, que contam com o auxílio de máquinas e tecnologia. 

O ser humano trabalha com metais desde o fim da pré-história, principalmente ouro e cobre. Há relatos em que, 700 antes de Cristo, o homem já buscava moldar materiais brutos em processos rudimentares.

Portanto, foi somente no século XVII que apareceram as primeiras siderúrgicas de aço, iniciando uma evolução e aperfeiçoamento em processos como a usinagem.

Depois, com o avanço tecnológico, principalmente no século XIX, a chegada das máquinas movidas a vapor e, um pouco depois, a eletricidade, mudaram o processo. A partir disso, surgiram novas frentes na indústria, como centros de usinagem, por exemplo.

Desde a década de 50, com o surgimento das máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) a usinagem evoluiu consideravelmente, alcançando precisões na faixa de 1 mícron (10-6 m).

PROCESSO DE USINAGEM

A usinagem é um processo de fabricação em que as ferramentas utilizadas são formadas por um material cuja dureza e resistência é muito maior que a do material da peça que está sendo usinada. 

Os “retalhos” retirados pelas ferramentas caracterizam-se por sua forma irregular e são conhecidos como cavacos.

As operações industriais de usinagem proporcionam a uma peça forma, dimensões, acabamento superficial ou até mesmo a combinação de mais de uma dessas opções.

TIPOS DE OPERAÇÕES

São vários os processos de usinagem convencional que podem moldar e criar peças específicas. O principais são:

Torneamento

Esse é um dos processos mais conhecidos e consiste na moldagem da matéria-prima de qualquer geometria, em um formato cilíndrico ou cônico.

Aplainamento

O aplainamento é responsável pela criação de superfícies planas, geradas pelo corte em movimento de translação.

Fresamento

O processo de fresamento é um pouco mais complicado. Nele a ferramenta de corte produz um movimento de giro, ao mesmo tempo em que é empurrada contra a peça,  ao final podemos contar com um formato plano ou curvo.

Furação

A furação é um processo em que uma broca de dois gumes cria uma cavidade cilíndrica na peça. Esse procedimento possui uma variação, que é conhecido como alargamento de furo, onde a broca responsável pela furação pode também aumentar o diâmetro do furo.

Brochamento

O Brochamento é feito por meio de uma ferramenta multicortante, capaz de executar movimentos de translação com a peça estática, e assim dando forma à peça.

Retificação

Esse processo permite a remoção de material com um fino acabamento, através de uma ferramenta feita de grãos abrasivos.

É importante lembrar que, durante todos esses processos o material precisa estar fixado, sem nenhum tipo de movimentação.

MÁQUINAS

As máquinas facilitam e otimizam o processo, possibilitando uma gama maior de processos. Veja quais são as principais:

  • Centro de usinagem;
  • Mandrilhadora horizontal;
  • Máquina de corte água;
  • Máquina tridimensional CNC;
  • Torno CNC;
  • Torno mecânico;
  • Retífica cilíndrica;
  • Retífica plana;
  • Fresadora CNC;
  • Centro de usinagem CNC.

Por fim, é interessante entender os serviços que a usinagem implica no cotidiano. Ela é utilizada na indústria automotiva, naval, aeroespacial, petrolífera, construção civil e eletrônica.

E aí, conseguiu compreender melhor o que é usinagem? Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos e até a próxima! 🙂

Similar Posts