afiacao para ferramentas corte
| | | | | | | |

Qual a importância do serviço de afiação?

Em diversos ramos da indústria, os equipamentos de corte são peças essenciais. Sem elas não seria possível realizar diversas atividades,  então mantê-las em boas condições de uso é fundamental.
A afiação das ferramentas influencia no desempenho das mesmas, fazendo com que os resultados apresentados sejam de maior qualidade e fornecendo as condições necessárias para que transtornos durante os processos de produção sejam evitados Além disso, possui a capacidade de afetar a vida útil do equipamento, tornando-o mais durável.

Um outro bom motivo para você começar a afiar suas lâminas regularmente é a diminuição do consumo de energia. A utilização de lâminas quebradas ou com pontos arredondados faz com que seu equipamento consuma mais energia, desta forma, a utilização de lâminas bem afiadas podem fazer a diferença no final do mês.

Desta forma, apostar neste tipo de serviço é um grande investimento.

Leia também:  A Importância da Indústria Têxtil no Brasil. 

O QUE É O PROCEDIMENTO DE AFIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CORTE?

A afiação nada mais é do que uma operação de usinagem, onde é usado rebolos abrasivos para retificar o formato, a dimensão e o acabamento da superfície da ferramenta de corte, podendo ser manual ou com a utilização de máquinas.

Na operação manual, o operador deve ser muito hábil na manipulação da esmerilhadeira que o auxiliará no processo. Normalmente no processo manual costuma-se fazer  a afiação de ferramentas monocortantes como facas, plainas, bites e outros.

Quando é necessário a afiação de ferramentas policortantes como fresas, machos, serras e outros, o processo normalmente é feito em máquinas afiadoras.
Estas máquinas possuem suportes que podem ser direcionados para todos os lados, fazendo com que o rebolo faça com perfeição a operação de afiação, sem que aconteça aquecimento da aresta de corte da ferramenta, e sem gerar desgastes irregulares, como pode ocorrer no processo manual.

UM POUCO MAIS SOBRE AS FERRAMENTAS DE CORTE

Você sabia que após certo tempo de uso as ferramentas de corte se desgastam, perdendo as suas principais propriedades?

Mesmo com a utilização de óleos, acontece o desgaste das arestas de corte destas ferramentas. Isso ocasiona a queda na produtividade e na qualidade, além de causar o aquecimento excessivo tanto da peça que está sendo usinada, como da própria ferramenta.
Isso faz com que a máquina realize um maior esforço para fazer o serviço, um tempo maior para a realização da operação e consequentemente a piora no acabamento da peça.

QUAIS OS MATERIAIS MAIS UTILIZADOS NAS FERRAMENTAS DE CORTE?

Os materiais mais utilizados na fabricação das ferramentas de corte são:

– Metal Duro: utilizado na fabricação e brocas de vídea;

– Aço inox: facas, formões, plainas, são algumas das ferramentas de corte feitas com este material;

– Aço rápido: é um material usado na fabricação de brocas, fresas, serras, machos e outros.

SERVIÇO DE AFIAÇÃO HAGANE

Grupo Hagane oferece esse serviço para atender a sua necessidade, através de uma equipe qualificada e com treinamento técnico, além de toda a tecnologia disponível.

Precisa realizar a afiação e recuperação de facas, punções, matrizes, réguas, lâminas e outras ferramentas?
Entre em contato com a nossa equipe de vendas, clicando aqui.

Nos acompanhe também nas nossas Redes Sociais!

Similar Posts