aumento do consumo de frango no brasil

O Aumento do Consumo de Frango no Brasil

O Brasil é referência em frango. É o maior exportador, segundo lugar no ranking de produção e o quarto país que mais consome a carne.

Para se ter uma ideia,  segundo a projeção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), somente em 2021 o País estima produzir até 14,5 milhões de carne de frango.

Leia também: Qual a melhor Serra Fita para açougue?

POR QUE A CARNE DE FRANGO É A MAIS CONSUMIDA NO BRASIL?

No mercado interno a preferência do consumidor por essa proteína animal é altíssima e alguns fatores influenciam na produção e consumo de carne de frango no País.

Segundo especialistas, desde a década de 1990, a proteína avícola foi a que mais lançou novidades em produtos alimentares do que todas as demais carnes juntas.
Além do mais, a carne de frango e derivados têm preços acessíveis e sempre estão disponíveis nos estabelecimentos comerciais favoritos dos consumidores.

Vale ressaltar também que a produção de carne de frango, entre todas as demais, é a que menos utiliza água e a ave é a que demora menos tempo no campo para alcançar o tempo de abate.

Tanto no Brasil como no mundo, o aumento do consumo da proteína animal depende sempre da maior oferta de empregos e do aumento da renda da população, já que o crescimento dos rendimentos normalmente é utilizado na melhoria da dieta. Porém, mesmo em tempos de dificuldade,  a consumação de carnes continua na tradição e preferência da maioria das famílias, o que confirma a vantagem do frango, com custo sempre menor do que as outras.

DIFICULDADES

Na criação, abate e exportação de frango, o Brasil  enfrenta alguns problemas como a elevação de custos de mão-de-obra e de grãos utilizados na produção de ração para as aves.

Segundo especialistas, as despesas com funcionários vêm crescendo cerca de 10% ao ano, o que tem sido agravado pelo aumento das tarifas de energia elétrica e das cotações de milho e soja.

Com isso, entre os grandes desafios dos avicultores brasileiros estão as previsões de novas altas nos preços dos grãos, o que exigirá redução em outras despesas, especialmente na dieta das aves, responsável por 75% do custo total de produção.

Contudo, o setor avícola é uma das principais cadeias produtivas de proteína animal do país e do mundo;
O setor vive um momento de boas perspectivas de consumo interno, apesar da crise, e registra alta nas exportações, inclusive com a abertura de novos mercados. 

O que achou do conteúdo? 🙂
Acompanhe as nossas redes sociais e não fique de fora das novidades!

Até a próxima!

Similar Posts