conheca os 4 tipos de fundicao
| | | | | | | |

Conheça os 4 tipos de fundição

Para quem opera ou pretende operar com metais, conheça os quatro tipos de fundição e confira dicas exclusivas de otimização, operação e escolha de produtos nesse setor! Esse é o artigo ideal para obter mais conhecimento e sucesso na área.

As indústrias hoje se mobilizam em torno de produtividade e agilidade para abarcar as mais diversas demandas, e sabemos que as demandas não param ainda mais em um mundo globalizado e veloz como o de hoje.

Investir em tecnologia, inovação e equipamentos adequados e otimizados é mais do que desejável, é essencial para garantir a produtividade e mesmo a continuidade de uma empresa no setor industrial. 

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre os quatro tipos de fundição e dicas exclusivas para otimizar os procedimentos e demais processos da sua empresa:

FUNDIÇÃO DE METAIS: CONHEÇA OS 4 TIPOS

Falaremos aqui tudo o que você saber sobre os quatro tipos de fundição de metais, em específico do bronze, que é um dos materiais mais utilizados em fábricas. São eles:

  1. Fundição contínua
  2. Fundição por centrifugação
  3. Fundição em molde de areia
  4. Fundição em moldes metálicos

E o que você precisa saber a respeito de cada um desses tipos de fundição:

  • Na fundição contínua, utiliza-se um método que envolve a utilização de água (refrigeração indireta) e o uso de moldes de grafite. Esse método é utilizado para produção em larga escala de peças de bronze principalmente em formatos redondos, tubulares ou retangulares.
  • Na fundição por centrifugação, utiliza-se um método que consiste justamente em vazar o bronze líquido para o seu molde metálico diretamente. Utiliza-se uma centrífuga que mantém o molde em rotação e pressão específica constantes ideal para gerar peças compactas e de baixa granulação.
  • Na fundição em molde de areia é um método extremamente versátil e que pode gerar peças que variam desde 2 a 2.300kg. Esse método utiliza moldes de areia que já devem possuir o formato desejado e também o vazamento do bronze líquido diretamente nesses moldes.
  • A fundição em moldes metálicos é um dos tipos de fundição que atende a demandas bastante específicas e envolve um procedimento simplificado para demandas de certo nível mais elevado de complexidade e definição de dimensões mais rígidas. O bronze líquido será vazado, justamente, em moldes feitos de ligas metálicas estáticas.

Agora que você já conheceu os quatro principais tipos de fundição de metais, em especial para o bronze, confira o que precisa saber para otimizar os processos e procedimentos industriais da sua empresa:

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FUNDIÇÃO E OTIMIZAÇÃO NOS PROCESSOS

Você pode operar com uma empresa que demande peças de bronze e pode estar pesquisando quais os processos de fornecimento envolvidos nos tipos de fundição, ou você pode ainda operar com uma indústria que produz peças de bronze, ou está considerando produzir.

Independente do caso, é importante definir um projeto de implementação otimizada e o estabelecimento dos procedimentos padrão para ter um posicionamento adequado frente a fornecedores e clientes.

Escolher o procedimento de operação e produção e investir em equipamentos e mão de obra necessária envolve muito conhecimento, planejamento e know-how. Isso também é válido para as empresas que estão passando por um processo de reestruturação e redefinição de objetivos e também de budgets.

Para escolher o procedimento mais adequado para a sua empresa e para atender a sua demanda, vale a pena pesquisar não somente os tipos de fundição, mas o que empresas especializadas que oferecem produtos e soluções nesse serviço têm a dizer.

Confira: 

CONSIDERAÇÕES E DICAS ÚTEIS PARA QUEM OPERA COM UM OU MAIS TIPOS DE FUNDIÇÃO

Estamos vivendo em uma época em que as demandas não param, pelo contrário, se tornam cada vez mais exigentes em termos de agilidade, produtividade, qualidade e custo benefício.

Com o advento da Pandemia do covid-19 ficou evidente a necessidade das empresas se prepararem para eventuais crises e continuarem operando mesmo com capital humano reduzido. 

Quanto a isso, evidencia-se mais ainda a necessidade de escolher métodos, equipamentos e procedimentos assertivos e otimizados. Quando se trata em optar entre os tipos de fundição mais adequados para o seu negócio, é necessário um planejamento abrangente e assertivo.

CONHEÇA O GRUPO HAGANE, REFERÊNCIA EM FORNECIMENTO DE PRODUTOS, EQUIPAMENTOS E SOLUÇÕES PARA A INDÚSTRIA!

Grupo Hagane opera no mercado industrial desde 1991 oferecendo produtos, equipamentos e soluções especializadas e personalizadas para as mais diversas demandas de diferentes setores.

Para descobrir quais os tipos de fundição mais vantajosos e indicados para o seu tipo de negócio, que tal considerar a expertise de uma empresa com anos de atuação no mercado nacional e internacional?

O Grupo Hagane faz parte da trajetória de otimização e sucesso de diversas fábricas brasileiras e dos países do Mercosul! Consulte já uma equipe especialista nos melhores tipos de fundição!

Similar Posts