para que serve o niobio conheca suas aplicacoes em varios segmentos da industria
| | | | | | |

Para que serve o nióbio? Conheça suas aplicações em vários segmentos da indústria

Nióbio é um metal muito valorizado no mercado, em função de sua ampla utilização na indústria de diversos ramos. Por isso, vale conhecer mais sobre esse material, bem como a posição do Brasil no mercado mundial do material. 

DESCUBRA O QUE É O NIÓBIO

É um elemento metálico encontrado na natureza em meio mineral. Por ter uma alta resistência e ser um bom condutor elétrico, tem muitos usos, desde a produção de aço até aeronaves, por exemplo. Veja, então, os atributos físico-químicos desse material: 

  • Estado físico sólido a temperatura ambiente; 
  • Cor: cinza metálica; 
  • Ponto de fusão: 2468 ºC; 
  • Número atômico: 41;
  • Classificado como metal de transição na tabela periódica. 

A grande vantagem é que o uso de uma quantidade mínima de Nióbio confere mais resistência a uma tonelada de ferro. Com isso, se obtém uma liga de metais mais leve e que não sofre com a corrosão.

PRODUÇÃO NO BRASIL

O país se destaca como o maior produtor desse metal no mundo, com mais de 90% das reservas. Por sua vez, os estados com minas do elemento são Minas Gerais, Amazonas, Goiás e Rondônia. 

De acordo com a Agência Nacional de Mineração, as reservas do metal no país somam mais de 824 milhões de toneladas. No entanto, sua extração tem um custo alto, o que reflete no preço, cerca de 400 vezes maior do que o do ferro

COMO É USADO O NIÓBIO? 

A partir da extração do minério da natureza, é feito um processo para separar o elemento de outras substâncias. Então, com o produto pronto para uso, pode ser aplicado de diversas formas, como por exemplo: 

  • Para compor ligas metálicas, com ferro e outros metais; 
  • Em turbinas e peças de foguetes, graças à sua resistência térmica; ● Na composição de ímãs usados em aparelhos de ressonância magnética; ● Óxido de nióbio, usado na produção de lentes de câmeras, bem como em baterias. 

MUITO ÚTIL 

Esse material auxilia na criação de aparelhos mais resistentes e com mais eficiência no consumo de energia. Por exemplo, o uso em baterias gera um produto que carrega mais rápido e tem maior vida útil.

Com apenas 100 gramas do material dá para alterar a resistência de 1 tonelada de ferro. Logo, ele rende muito, tendo um bom custo-benefício ante o valor que agrega aos produtos. 

Foto: Na fabricação de aeronaves, o nióbio entra nas ligas metálicas, para dar mais resistência.

PRINCIPAIS USOS DO NIÓBIO NA INDÚSTRIA 

A adição desse item na produção do chassi de um carro, o deixa mais leve e resistente. Desse modo, é possível reduzir em até 20% o peso do veículo ao passo que fica 30% mais resistente a impactos. 

Essa liga metálica é usada ainda na construção civil e naval. Portanto, é possível dizer que o Nióbio está presente em boa parte de nosso dia a dia, em estruturas, transportes e eletrônicos.

FABRICAÇÃO DE AVIÕES E FOGUETES

Graças ao aspecto físico e químico do material, é possível compor superligas, ou seja, compostos que suportam temperaturas elevadas. Por isso, é muito comum na indústria de motores de aeronaves.

fabricacao de avioes

SAIBA OUTRAS APLICAÇÕES DO NIÓBIO

Por ser um bom condutor, ele é matéria-prima em aparelhos de diagnóstico médico, como a ressonância magnética, por exemplo. Ainda na área da saúde, está presente em marca-passos e implantes ortopédicos, por exemplo. 

Na geração de energia, entra na produção de turbinas, inclusive em usinas nucleares, por aguentar mais o calor. Por isso, é composto ainda em aceleradores de partículas.

PRODUÇÃO DE JOIAS

Como é um elemento versátil, foi descoberto ainda pela indústria de jóias. Como o óxido de Nióbio produz diferentes cores, tais quais azul, amarelo e violeta, serve para a confecção de acessórios e bijuterias.

O NIÓBIO FAZ MAL AO MEIO AMBIENTE? 

A extração do minério da natureza, em minas, pode causar danos ao meio ambiente, se não tiver os devidos cuidados. Isso porque o processo de mineração gera rejeitos, por vezes radioativos, que ficam em barragens de resíduos. 

Em razão de episódios já ocorridos em Minas Gerais, a CBMM, maior produtora do elemento no país passou a investir mais na prevenção. Por isso, hoje conta com certificado ISO que assegura práticas com menor impacto. 

PREOCUPAÇÃO COM DESMATAMENTO

Hoje as principais minas do material estão nos estados de Minas Gerais e Goiás. No entanto, há jazidas mapeadas no estado do Amazonas. Com isso, há o receio sobre a exploração desses locais e os possíveis impactos ambientais. 

RUMOS PARA O FUTURO DO NIÓBIO 

Estudos na ciência buscam a cada dia uma nova forma de uso do Nióbio. Uma startup do Brasil, por exemplo, criou um spray que elimina vírus e bactérias, à base de nanopartículas do material. Como é feito de água em sua maior parte, é muito mais barato. 

Outra linha de pesquisa busca fazer um tipo de pesticida para lavouras, sem uso de materiais tóxicos. Desse modo, além de reduzir o custo com uso de venenos vindos do exterior, ainda aumenta a qualidade dos alimentos. 

MATÉRIA-PRIMA MAIS BARATA

Com a larga produção desse elemento no Brasil, não falta matéria-prima nacional para produção. Por isso, ela não fica sujeita à compra de materiais importados, com custo mais alto. 

Os preços praticados no mercado brasileiro, ainda, não são muito altos. A estratégia da mineração brasileira de Nióbio é ganhar espaço pelo volume do material. Desse modo, a margem de lucro com o uso do material na produção aumenta. 

O que achou do conteúdo? O Nióbio faz parte de algum processo da sua da sua indústria? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das dúvidas! Até mais! 😉

Similar Posts