cuidados com rebolos abrasivos
| | | | | | | |

5 cuidados que é preciso ter com Rebolos Abrasivos

Quando pensamos no processo de retificação, é preciso pensar em dois cuidados essenciais com rebolos abrasivos que irão garantir a eficiência da operação: a escolha do rebolo correto e a correta utilização da ferramenta.

Tanto um quanto outro podem ter impactos negativos na produtividade do trabalho e na qualidade do material que está sendo produzido. Por isso, é preciso muita atenção! 

Pensando em te ajudar, separamos os 5 cuidados com rebolos abrasivos que você deve ter durante a sua utilização! Vamos lá?

1 – ATENTE-SE AO FLANGE

Flange é o nome do dispositivo que fixa o rebolo à máquina. Assim, dá para se imaginar sua importância, não é mesmo? Quando são colocados incorretamente, podem ser deformados e levar até a quebra do rebolo abrasivo durante a montagem.

Um flange com manutenção imprópria é perigoso e ineficiente. Por isso, é importante que todas as superfícies dos flanges estejam em boas condições. Isso significa que eles não podem estar:

  • Empenados;
  • Com rebarbas;
  • Com desgaste excessivo;
  • Com batidas ou deformidades.

Também é importante não ajustar as porcas com muita força e é fundamental que você não opere o equipamento até que a tampa protetora esteja montada adequadamente.

2 – TENHA CUIDADO COM QUEDAS E BATIDAS DO REBOLO 

Os rebolos abrasivos não podem apresentar trincas ou quebras no momento da sua utilização, por isso é preciso muito cuidado e atenção na hora de manuseá-lo!

Ao montar o rebolo na máquina, por exemplo, evite batê-lo na sua lateral, isso pode acarretar danos ao rebolo como trincas e rachaduras.

Outro caso comum ocorre quando os rebolos são transportados indevidamente ou durante seu armazenamento. Por isso, é muito importante fazer uma inspeção visual antes de iniciar a montagem!

3 – NÃO RETIRE OS RÓTULOS DO REBOLO ABRASIVO

Os rótulos são um dos componentes principais dos rebolos. Eles têm a função de amortecer o contato do flange com a peça, tornando a pressão de aperto mais uniforme. Em outras palavras, eles aumentam a força empregada para fixar o rebolo, garantindo que ele fique bem estável e não tenha folgas.

Quando os rebolos são utilizados sem os rótulos ou quando eles não cobrem toda a área de contato, a pressão de aperto aumenta podendo ocasionar a quebra dos rebolos. 

Por isso, entre os cuidados com rebolos abrasivos é importante que os rótulos sejam mantidos durante toda a operação com o equipamento!

4 –  EVITE O SUPERAQUECIMENTO DO REBOLO

O líquido de resfriamento existe para evitar o superaquecimento da peça durante o trabalho. Quando o líquido não é utilizado em quantidade suficiente, a peça pode acabar queimando.

Podemos dizer que a refrigeração adequada é aquela que proporciona um volume de líquido abundante, de modo que o refrigerante chegue à face do rebolo e da peça e, assim, elimine o excesso de calor gerado durante o processo.

Ah, vale lembrar que alguns tipos de ligas não aceitam o uso de líquido de refrigeração, por isso, na escolha do rebolo tenha esse cuidado.

5 – FAÇA UM TESTE ANTES DE COMEÇAR A TRABALHAR

Esta última dica é muito importante!  A realização de um teste inicial de rotação na máquina permitirá que você verifique o balanceamento do rebolo e  também aqueça sua máquina sem medo de operá-la incorretamente.

Com certeza, escolher o rebolo certo para o seu tipo de operação garante mais vantagens para a sua produção e diminui a margem de erros, mas saber quais são os cuidados que você deve ter com rebolos abrasivos é fundamental para garantir mais produtividade e segurança!

E você, gostou de aprender os principais cuidados com rebolos abrasivos? Aproveite e leia nossos outros artigos para mais informações e dicas como essas! 



Similar Posts