aumentar vida util ferramentas de corte
| | | | | | | |

O que fazer para aumentar a vida útil de uma ferramenta de corte?

Então você investiu em ferramentas de corte e quer saber como é possível aproveitar o custo-benefício desse investimento a longo prazo? Então confira neste artigo todas as informações que você precisa obter!

Ferramentas são utensílios que, quando bem cuidados, podem durar por gerações. Não importa qual é o tipo da ferramenta ou mesmo o seu porte de uso, sabendo como armazenar, utilizar e cuidar, você pode tê-la em mãos por muitos anos.

Nossa proposta com este artigo é trazer mais informação útil e especializada a respeito das ferramentas de corte e para isso trouxemos algumas dicas de como você pode garantir que elas tenham uma vida útil muito maior. Afinal, estamos falando de um investimento a longo prazo. Confira!

FERRAMENTAS DE CORTE: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Ferramentas de corte são um tipo de ferramenta das mais tradicionais, clássicas e utilizadas no que se refere a equipamentos e ferramentas em geral.

Cortar objetos é uma necessidade humana que inclusive está relacionada com a história da evolução da nossa espécie. E a história das ferramentas é também a história da tecnologia da sua mais pura essência.

As ferramentas de corte podem ser utensílios de porte pequeno como:

  • Facas, tesouras, estiletes, bisturís, navalhas, etc…

De portes médios como:

  • Serras, moto-serras, guilhotinas, etc…

E de porte grande como: máquinas industriais para os mais diversos setores.

Essas ferramentas de corte também podem ser equipamentos dos chamados corte a frio, como é o caso das guilhotinas. 

Algumas ferramentas também podem utilizar calor em seus procedimentos, como é o caso dos maçaricos e até mesmo da motosserra, que podem envolver calor a determinados períodos de utilização.

Imparcialmente, as ferramentas de corte são equipamentos essenciais em qualquer indústria e em qualquer empreendimento e fazem parte do cotidiano de produções e trabalhos manuais dos mais diversos.

Seja no setor hospitalar, alimentício, automobilístico e muitos outros envolvendo produção em larga escala ou em menores quantidades.

TIPOS DE FERRAMENTA DE CORTE E MANUTENÇÃO ESPECÍFICA

Como você pôde conferir, existem tipos de ferramentas de corte diferentes e claro que cada um deles pede um determinado manuseio e manutenção específicos.

É importante considerar o tipo da ferramenta, seus materiais, composição e modo de funcionamento para poder determinar mais assertivamente a melhor forma de lidar e cuidar desta ferramenta.

Se você possui ferramentas de corte feitas de aço e metal, por exemplo, é preciso evitar o contato com a água e exposição excessiva ao sol, que podem danificar as moléculas e gerar deformações e também a corrosão por ferrugem.

É importante também considerar o tipo da lâmina para mantê-la sempre bem afiada e evitar os famosos cortes cegos.

Alguns produtos específicos podem ser utilizados para polir as ferramentas de corte e também para amolá-las, como é o caso de facas, navalhas e lâminas lisas.

No caso de ferramentas de corte de grande porte e industriais, o interessante é sempre realizar verificações da integridade das máquinas e ter um plano de manutenção preventiva. 

Esse tipo de serviço pode ser organizado dentro da empresa por um departamento de manutenção responsável ou pode ser contratado por uma empresa terceirizada especializada.

As manutenções preventivas são essenciais para garantir a segurança e integridade das máquinas bem como dos colaboradores e da instalação em geral. 

E essa é uma forma de garantir que a vida útil do seu equipamento se prolongue por muito tempo e passe pelos ajustes otimizadores necessários.

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DE UMA FERRAMENTA DE CORTE

Confira algumas dicas simples e práticas para garantir uma vida útil prolongada para suas ferramentas de corte:

  • Tenha um local específico para armazenar suas ferramentas de corte, evite atrito com outros equipamentos e também exposições excessivas ao calor e água, por exemplo.
  • Realize manutenções e limpezas periódicas das suas ferramentas, verifique a qualidade do corte e se precisa amolar as suas lâminas
  • Utilize a ferramenta adequada para o material que vai cortar. Incompatibilidades nesse aspecto podem prejudicar e danificar as suas ferramentas
  • Ao se tratar de máquinas de grande porte, invista em um plano de manutenção preventiva e nas otimizações e ajustes necessários.

Suas ferramentas podem durar por muitos anos de você souber como manuseá-las e armazená-las da forma correta. E que tal conferir o que uma empresa especialista tem a oferecer a respeito de produtos e soluções em ferramentas de corte?

VANTAGENS E SOLUÇÕES PARA FERRAMENTAS DE CORTE COM O GRUPO HAGANE

O Grupo Hagane está no mercado desde 19991 oferecendo o melhor em produtos, suporte e soluções especializadas para os mais diversos setores da indústria brasileira e dos países do Mercosul!

Quando se trata de ferramentas de corte, o Grupo Hagane se destaca no mercado como um líder em fornecimento de produtos e referência em tecnologia e inovação para soluções otimizadas. Confira já no site!

Similar Posts