o uso de facas na industria alimenticia
|

O Uso de Facas na Indústria Alimentícia

No processamento de carnes, aves e pescados, a manipulação de lâminas, facas, e outras ferramentas de corte é fundamental (para cortar, preparar e embalar os alimentos produzidos).

Em razão disto, o uso incorreto dessas ferramentas, muitas vezes, pode ser perigoso para o colaborador, ocasionando lesões sérias.

Leiam também: Para que servem as facas Industriais para papel e celulose?

EPIS

Com o gradativo progresso industrial igualado com o número de acidentes de trabalho, veio a necessidade da criação de normas de segurança que conservasse o colaborador.
Sendo assim, nascem na década de 1970 as primeiras normas regulamentadoras de segurança, com o propósito principal de proteger a saúde humana durante a execução de atividades trabalhistas.

A partir dessas normas de segurança que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) conseguiram representatividade e importância.

Os EPIs são utensílios (de uso obrigatório quando necessário) que têm em vista manter o conforto e a saúde humana durante a realização de tarefas que possam representar algum risco à vida.

Confira agora alguns EPIs usados na indústria de alimentos!

LUVAS DE PROTEÇÃO

Existem diversas tarefas nesse ramo que demandam a utilização de facas de corte. Por conta desse contato direto, o uso da luva de proteção é essencial.

Ela protege o trabalhador de riscos químicos (queimaduras e reações alérgicas), biológicos (contaminação) e físicos (cortes e impactos).

VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO TÉRMICA

As vestimentas de proteção térmica tem o objetivo de proteger o colaborador contra alta ou baixa temperatura.

BOTAS

O calçado de segurança não oferece apenas proteção para os pés, mas sim conforto durante a locomoção e realização do serviço.

As botas fazem o importante papel de manter os pés seguros de impactos na queda de objetos, objetos cortantes, escorregões, umidade e contaminação em geral.

RESPIRADORES

Esse EPI protege o colaborador de doenças respiratórias, bem como evita a perda gradativa do olfato.

A qualidade do ar em específicos setores da indústria de alimentos não é apropriada para a respiração humana, contendo insumos e fumos que são prejudiciais à saúde quando inalados.

PROTETOR AURICULAR

Ruídos e barulhos excessivos são normais em todos os setores do ramo da indústria alimentícia, isso porque há muitas máquinas e equipamentos que emitem sons de alta intensidade.
A proteção para os ouvidos é indispensável para manter a saúde auditiva do colaborador, evitando assim a surdez.

A utilização desse EPI é necessária para qualquer atividade de alta intensidade sonora, mesmo que a princípio o ruído não incomode o funcionário.

RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR

Seguindo esse protocolo de proteção, existem medidas que contam com a ajuda das normas regulamentadoras de segurança e que as empresas devem obrigatoriamente seguir. As principais são:

– Disponibilizar todos os EPIs necessários e em bom estado para os colaboradores;
– Repor de forma gratuita e imediata qualquer EPI, sempre que necessário;
– Mapear as áreas que oferecem risco à saúde;
– Criar dentro da empresa programas de segurança do trabalho;
– Realizar simulações de acidentes de trabalho e análise de riscos.

A HAGANE

O Grupo Hagane foi fundado em 1991 destacando-se pelo trabalho rigoroso na fabricação de ferramentas para cortes e conformações sob medida para a aplicação de cada cliente, como facas, lâminas e serras, entre outras soluções que ajudam no funcionamento do trabalho de empresas de diversos segmentos.

Você pode falar com a nossa equipe, clicando aqui.


E aí, gostou de conhecer os EPIs obrigatórios em indústria de alimentos? Então continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos e informações.

Até a próxima!

Similar Posts