qual expectativa com o crescimento da energia solar

Qual a expectativa com o crescimento da energia solar?

Dentre as fontes de energia alternativas, a que mais se destaca no mercado é a energia solar.

Além de ser uma energia limpa e renovável, a energia solar garante diversos benefícios para o consumidor que deseja economia com o consumo de energia.

Outro fator que favorece seu uso é o Brasil ser um país tropical, que apresenta alta incidência de radiação solar.

No artigo de hoje falaremos sobre a expectativa de crescimento para energia solar e porque ela se tornou uma fonte de energia tão importante.  Uma ótima leitura para você!

O CENÁRIO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL

A principal fonte de energia elétrica do Brasil são as hidrelétricas. Com a falta de chuvas, que resulta em uma crise hídrica e escassez de energia, a solução é a energia proveniente das termoelétricas.

Isso acaba resultando em uma conta de energia mais cara para o consumidor, já que o uso da energia passa pelas chamadas bandeiras tarifárias.

A solução para se obter economia com a conta de luz é a utilização de uma fonte de energia alternativa, a energia solar.

A energia solar é uma energia limpa e renovável, que é gerada a partir da captação da radiação solar por painéis fotovoltaicos.

Apesar do sistema de geração da energia solar não ser tão atual, o sistema fotovoltaico não era acessível a todos os consumidores, apresentando um alto custo.

Entretanto, com a preocupação em relação ao meio ambiente e a necessidade por fontes de energia limpa, os painéis solares já podem ser adquiridos com maior facilidade.

Atualmente, existem linhas de crédito voltadas para empresas e residências que desejam utilizar a energia solar em seus empreendimentos.

A vantagem é que, com a economia com a conta de luz e a alta durabilidade dos sistemas fotovoltaicos, o retorno no investimento é garantido a médio e longo prazo.

Essas medidas impulsionam o mercado de energia solar, favorecendo o aumento do uso dessa tecnologia para a manutenção de residências e empresas.

A EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DA ENERGIA SOLAR

A matriz energética do Brasil é basicamente formada por fontes de energia renovável, sendo um destaque no mundo. 

Em relação à energia solar, o país possui níveis de radiação bem superior ao de países que já utilizam a tecnologia para obter energia.

Plano Decenal de Expansão de Energia, o PDE 2026, prevê que até 2026, o país esteja gerando 13 GW de energia solar, sendo que 9,6 GW é proveniente da geração centralizada e 3,4 GW da geração distribuída. 

Isso representa que a energia solar passa a assumir até 5,7% do total da matriz energética do país.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a crise hídrica pode elevar o número de instalações de sistemas fotovoltaicos ainda em 2021.

O marco da energia solar instituído pela Lei 14.300/22, aparentemente não representa impeditivo para novas instalações.

A lei, que entra em vigor a partir de janeiro de 2023, prevê a cobrança de taxa para uso das instalações de distribuidoras, que hoje é inexistente.

Entretanto, a lei também prevê um prazo para transição, que pode chegar até 23 anos para que o consumidor comece a ser tarifado.

O FUTURO DA ENERGIA SOLAR

Ainda segundo a ABSOLAR, há uma estimativa de que mais de R $20 bilhões serão investidos em energia solar no Brasil até 2023. Essa estimativa prevê um faturamento por volta de R $100 bilhões em 2030.

No Acordo de Paris, o Brasil definiu o objetivo de contribuir para a diminuição do aquecimento global.

Assim, foi estipulada uma meta para o Brasil e reduzir em 37% a emissão de gás carbônico até 2025 e 43% até 2030.

Para alcançar esse objetivo, a solução é a tecnologia fotovoltaica para geração de energia solar.

ANEEL informou que até 2024, terão mais de 800 mil sistemas conectados às redes de distribuição em todo o país, contribuindo para a economia do gasto com energia elétrica.

Também é estimado que até 2050, metade de toda a energia do mundo seja energia solar e eólica.

Essa expectativa de crescimento para essas fontes é considerada alta, já que as duas em conjunto representam somente 7% da matriz energética mundial.

OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

Como vimos, a energia solar é limpa e renovável e não contribui para impactos ambientais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outro benefício é que o uso da energia solar favorece a redução de custos com energia solar.

Para residências, é uma oportunidade de ter economia na conta de luz. Já para as empresas, a economia de energia garante menor custo de produção, contribuindo para novos investimentos e parcerias para a construção de novas usinas.

Além disso, a energia solar é uma grande geradora de empregos, tanto na produção de sistemas fotovoltaicos como na instalação, que exige mão de obra especializada.

Por fim, para quem está adotando a energia solar pode ter isenção fiscal e tributária. Em 2015, houve a aprovação de uma liminar que mantém equipamentos para geração de energia solar isentos de ICMS.

Isso representa um grande incentivo para quem deseja gerar energia solar distribuída ou para uso individual.

Apesar dos avanços do crescimento da energia solar, ainda existe um longo caminho a percorrer para que ela alcance um lugar de destaque na matriz energética do país.

Esperamos que com novos incentivos, a captação de energia solar possa ser a maior fonte de energia do Brasil, favorecendo a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!

Similar Posts