facas industriais
| | | | | | | |

Facas industriais, a importância de um bom fornecedor!

As facas industriais são ferramentas com cortes precisos para diversos tipos de materiais e segmentos de mercado.

Cada material tem a sua característica e as facas precisam ser adequadas ao tipo de material, para oferecer precisão de corte e eficiência na produção, algumas características são: dureza, resistência mecânica e térmica, resistência ao desgaste abrasivo, entre outras.

As facas industriais são de extrema importância para o bom desempenho dos equipamentos, proporcionando excelente performance e qualidade do produto.

As facas industriais possuem diversas aplicações:

  • Siderurgia, na laminação de aço.
  • Celulose, no corte de celulose em pequenas partículas.
  • Na metalurgia, geralmente utiliza-se guilhotinas ou slitters para o corte de chapas.
  • No setor de embalagem as facas são utilizadas para o corte de papel e papelão.
  • Em frigoríficos para o corte de carnes.
  • No corte de tecidos no setor têxtil.
  • Entre outros.

Como vimos, as facas industriais se aplicam em diversas atividades na indústria, um equipamento de corte de qualidade proporciona maior durabilidade e reduz ao máximo a parada das máquinas que utilizam as facas.

VOCÊ SABE COMO ESCOLHER UMA FACA INDUSTRIAL?

Veja a seguir alguns fatores que devem ser levados em consideração no momento de adquirir uma faca industrial.

MATERIAL

Existem diversas opções de materiais para a confecção de facas industriais, cada uma com suas características mecânicas, químicas e operacionais.

Existem os materiais para o corte quente e/ou frio, materiais que são resistentes ao desgaste por abrasão e erosão combinadas ou materiais especiais para o processamento de alimentos.

Cada indústria tem a sua particularidade, e o fabricante deve levar isso em consideração no momento da confecção do equipamento de corte.

TRATAMENTO TÉRMICO

O tratamento térmico é a fase principal no processo de fabricação de facas industriais.

Depois de definido o material que será usado na confecção das facas, chega o momento de transformar a estrutura molecular, através do tratamento térmico, dando propriedades físicas (tenacidade e resistência ao desgaste no corte) que sejam capazes de atender às exigências do uso.

No tratamento térmico para as facas industriais, são necessárias muitas horas de aquecimento em fornos com temperatura e atmosfera controladas, em várias etapas.

Para cada tipo de aço, há um tratamento térmico específico, os mais utilizados são: revenimento, têmpera, martêmpera, austêmpera, nitretação, cementação e criogenia.

ACABAMENTO

Após a escolha do material e o tratamento térmico, a fase final é o acabamento e afiação das facas industriais.

Nessa etapa as facas passam pelo processo de remoção de rebarbas e imperfeições, dando-lhe as características necessárias para um bom corte.

É de extrema importância o correto acabamento do fio de corte!

Como vimos, a aquisição de facas industriais de forma correta é de extrema importância para uma empresa, pois as facas são responsáveis por um processo produtivo de qualidade e eficiente. Ao adquirir a faca correta para o equipamento de corte, evitará que o mesmo fique parado por algum problema, como a falta de adequação da faca com o equipamento. Além de facas de qualidade, a escolha correta do fornecedor faz toda a diferença durante o processo.

No momento de adquirir facas para a sua empresa ou indústria, é de extrema importância poder contar com um fornecedor que trabalhe com produtos de primeira qualidade e processos de atendimento ao cliente com compromisso e seriedade.

OFERECEMOS SOLUÇÕES COMPLETAS EM FERRAMENTAS DE CORTE

Somos uma empresa especializada na fabricação de facas industriais sob medida, e ferramentas para corte, para diversos segmentos, como alimentício, papel e celulose, embalagem, metalúrgica, entre outros. Além da fabricação, prestamos serviços de afiação de facas e ferramentas, que proporciona aos nossos clientes produtos de alta qualidade e eficiência, excelência no atendimento, com preços bem competitivos e processos de entrega agilizados.

Leve para sua empresa as melhores soluções de facas para trituradores, peças para corte e serviços de afiação da Hagane.

Quer saber mais sobre a faca industrial ideal para a sua empresa?

Entre em contato agora mesmo com um consultor Hagane para conhecer o catálogo completo de nossos produtos.

Não deixe de nos consultar antes de fazer aquisição de sus facas industriais!


Similar Posts