qual tipo de metal duro mais indicado para cada segmento
|

Qual tipo de metal duro mais indicado para cada segmento?

O metal duro é um tipo de metal composto de carbono e outros elementos químicos, que é usado para fabricar ferramentas de corte e outros itens. 

É um dos materiais mais resistentes e duráveis ​​que existem, tornando-o ideal para a produção de ferramentas de uso contínuo.

O metal duro é um material versátil e durável que é usado em uma variedade de aplicações. Devido à sua resistência à abrasão, resistência à corrosão e resistência ao desgaste, é ideal para a produção de ferramentas de corte e peças de máquinas. 

Além disso, sua resistência ao calor e à fadiga tornam-no ideal para a produção de peças de motores e peças de máquinas sujeitas a fortes forças de torque.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de metal duro e as aplicações em que eles são mais indicados.  Uma ótima leitura para você!

COMO O METAL DURO É FABRICADO

Em seu processo de fabricação é misturado carboneto de tungstênio com cobalto para chegar ao pó que é classificado como matéria-prima. Essa matéria-prima é colocada em um molde côncavo e é prensada. Isso fornece uma consistência moderada, esse compacto prensado é colocado num forno de sinterização e é aquecido a uma temperatura de aproximadamente 1400ºC, resultando no metal duro.

Depois de sinterizado, o volume diminui consideravelmente. Além disso, a dureza do metal duro está entre a dureza do diamante e da safira e o seu peso é aproximadamente duas vezes o do aço.

O metal duro é então utilizado para produzir as ferramentas e peças desejadas.

QUAIS SÃO OS TIPOS E APLICAÇÕES DO METAL DURO?

O metal duro é um material extremamente resistente, fabricado a partir da mistura de metais e outros elementos químicos, que possuem a característica de endurecer quando submetido a altas temperaturas. 

É um material com grande resistência à abrasão, à corrosão e ao impacto, o que o torna ideal para uso em máquinas e equipamentos industriais.

Existem diversos tipos de metal duro, cada um com suas próprias características e aplicações. Os principais tipos são: 

METAL DURO CIMENTADO

O metal duro cimentado é fabricado a partir do processo de metalurgia, onde os materiais são fundidos e misturados aos elementos químicos, formando uma liga.

Esse tipo de metal duro é ótimo para uso em máquinas de corte, pois possui uma boa resistência à abrasão. 

METAL DURO SINTERIZADO

O metal duro sinterizado é fabricado a partir do processo de sinterização, onde os materiais são aquecidos e pressionados para formar uma liga. 

Esse tipo de metal duro é muito utilizado em máquinas de usinagem, pois possui uma boa resistência à corrosão.

METAL DURO REVESTIDO

O metal duro revestido é fabricado a partir do processo de revestimento, onde os materiais são revestidos com outros elementos químicos para aumentar sua resistência à abrasão e à corrosão. 

Esse tipo é ótimo para uso em máquinas de forjamento, pois possui uma boa resistência ao impacto.

METAL DURO DE ALTA TEMPERATURA

O metal duro de alta temperatura é fabricado a partir do processo de metalurgia, onde os materiais são aquecidos e pressionados para formar uma liga. 

É aplicado em máquinas de soldagem, pois possui uma boa resistência a altas temperaturas.

METAL DURO DE BAIXA TEMPERATURA

O metal duro de baixa temperatura é fabricado a partir do processo de metalurgia, onde os materiais são misturados e aquecidos para formar uma liga. 

Esse tipo de metal duro é excelente para uso em máquinas de extrusão, pois possui uma boa resistência à baixas temperaturas.

Os tipos de metal duro são uma ótima opção para uso em máquinas industriais, pois possuem características específicas que os tornam ideais para cada segmento industrial. 

Cada tipo de metal duro possui suas próprias propriedades, sendo necessário escolher o tipo certo para cada aplicação.

O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!

Similar Posts